segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A Grande Viagem na Holanda - A Pequena Grande Cidade

Bem-vindos mais uma vez ao Talk Nerdy to Me, Baby!

O blog onde vc encontra Holanda, vista por uma menina nerd!

Hoje vamos conhecer um pedaço da cidade-miniatura de Madurodam!

Madurodam é a menor cidade da Holanda! Na verdade, é uma cidade miniatura! Tudo é construído como uma réplica exatamente 25 vezes menor do que as construções originais!
 Uma equipe de 35 artistas constróis os modelos e sempre estão trabalhando, o que quer dizer: sempre novidade! Alguns modelos são tão complexos que levaram até 4 anos para serem terminados.
 Como todos os modelos ficam expostos ao ar livre por até 30 anos, são usados materiais sintéticos ao invés de madeira, que se deteriora com mais facilidade.
 A cidade tem 18 mil metros quadrados, 66 mil habitantes 4.542 carros, 13 trens, 5 bondes, 15 aviões, 5.236 árvores miniaturas, 30 mil flores, 50 mil luzes e 40 navios!
 Isso porque a grama, as árvores e os arbustos são todos de verdade! São meticulosamente aparados para serem mantidos sempre com 60cm. Sem isso, cresceriam até 15 metros! (aliás, reconheceram aquelas casas-cubos ali?)
 E esta é uma réplica da plataforma NAM que produz óleo e gás simultaneamente!
 E esta é uma réplica do navio Abel Tasman, nomeado em homenagem ao explorador holandês que viajou para o oceano pacífico e índico em 1642! O mais impressionante é como ele conseguiu lidar com a terrível ameaças das carpas gigantes comedoras de gente, que também dá pra ver na foto, em escala! Quanta coragem do Abel!
E aqui está um dos famosos moinhos que dão todo o charme da Holanda! Só que em miniatura!
E aqui são os trens que correm por todo o país. A maioria é esses azuis e amarelos padronizados, porém existem uns que são coloridos (um vagão de cada cor) e uns de carga de minério que são marrons. Não sei se os coloridos são antigos ou se vão pra algum lugar em especial. Enfim, essa estação daí é a de Utrecht, que é uma estação grandona cheia de conexões.
E aqui ao longe podemos ver as estufas miniaturas onde eles crescem tulipas em miniatura e rosas em miniatura! Taí uma coisa que eu gostaria de ver!
E esse incrível monumento é a Water Tower, desenhada pela Schaffer & Code Duitsburg e construída em 1928. Como podem perceber, ela tem um formato... interessante. Como o blog é censura livre, vou me abster de comentar.
 Enquanto me parece com a representação de Hércules lavando os estábulos do rei Áugias, este prédio grande é na verdade a casa de leilão de vegetais, que hoje é um museu. É suportada por 1900 pilares de madeira na água!
E aqui podemos ver as tropas e uns tanques militares em uma parada em volta da estátua da Rainha Wilhelmina!
Falando em Rainha, sabiam que Madurodam, esta cidade miniatura, tem sua própria história política? A primeira prefeita de Madurodam foi ninguém mais, ninguém menos que a Rainha Beatrix (rainha dos Países Baixos)! Ela ficou no cargo desde a abertura da mini-cidade até sua coroação em 1980.
E aqui temos o Palácio da Paz, cujo original fica na cidade de Den Haag, onde reside a monarquia daqui. Mas não é a capital! A capital é Amsterdam! Meio confuso, eu sei. Mas aqui no Palácio da Paz é onde fica a Corte de Justiça daqui!
E está é a sede do banco ING, que é famosa pelo design diferente e pelos ataques sangrentos e violentos dos corvos assassinos gigantes comedores de carne humana! GARRRR! Dá pra ver um desses corvos aí empoleirados prontos pra arrancar a próxima vítima que estava trabalhando tranquilamente usando seu terno importado e gel no cabelo.
E aqui vemos um pedaço do aeroporto de Schiphol, que foi onde eu cheguei de avião e onde eu vou pegar o avião pra voltar! O legal é que os aviões miniatura se movem de verdade!
E este é o castelo Drakensteyn, construído em 1640 e propriedade da Rainha Beatrix desde 1959. Ela viveu aqui com sua família até 1981! Quando o filho dela (Willem-Alexander) assumir o trono, capaz dela voltar a morar aqui!
E aqui uma foto que meu pai insistiu pra eu tirar, é um pedaço da rodovia mais importante desses lados da Holanda, saibam que os caminhões eos carros todos se movem a velocidades próprias nas várias pistas!
Espero que tenham gostado deste passeio Lilliputiano pela mini-cidade de Madurodam! Fiquem de olho no blog para verem a continuação das miniaturas!

E mais! Vejam em breve um pedaço da Bélgica! A cidade medieval de Brugges! Um Belgian waffle verdadeiramente belga!

3 comentários:

  1. MEO DEOS DO CÉU!!!!!!! Por causa dessas miniaturas a Holanda entrou na minha lista de países que quero visitar!!! (e também por causa do castelo medieval e dos moinhos de vento hehehe)

    Nossa, eu tava vendo e me arrepiando aqui!! Amo miniaturas!!!

    bjaum!

    Pri

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Te dei um selinho e um meme literário, se puder entre para ver: http://laviratta.blogspot.com/2011/12/meme-literario-1.html

    abraços!
    Pri

    ResponderExcluir