E aqui vamos a mais uma parte da fantástica aventura pela Holanda!
Hoje vamos conhecer a cidade de Rotterdam!
Rotterdam é bem bacana, uma das maiores cidades da Holanda. Porém, ao contrário de Amsterdam e Leiden, ela é mais moderna, pois foi quase completamente destruida durante a guerra e teve que ser quase totalmente reconstruída depois.
Inclusive, esta estátua aí simboliza o final da guerra. Não dá pra ver na foto, mas ela tem um buraco no meio do peito. O que quer dizer que no final da guerra, Rotterdam ainda estava viva, mas tinham-lhe arrancado o coração do peito,
Outra coisa legal e bizarra em Rotterdam são essas casas quadradas estranhas elevadas. Na verdade são um projeto artístico, sobre reutilização do espaço de viver e coisa e tal. Não sei como elas são por dentro mas fiquei curiosa. E não, a foto não está de lado ou de cabeça pra baixo, elas são assim mesmo...
Pra provar, uma foto de baixo pra cima (dá pra ver a placa de uma loja do andar térreo) que mostra o ângulo estranho das casas!
E enquanto passeamos, conseguimos achar alguns prédios mais antigos. Não foi tudo que foi reconstruído afinal!
E agora vamos atravessar a ponte para ver uma outra ponte! Hehehe, eu sei, é paradoxal mas a outra ponte é muito famosa!
E enquanto atravessamos a ponte da última foto, olhamos para o lado e já vemos a ponte que vamos visitar! Ela não é bacana?
Bom, agora que chegamos perto, vou apresentá-la! Senhoras e senhores, sejam bem-vindos à Ponte Erasmus! Também conhecida como "o cisne"! Eu consigo ver a semelhança!
A coisa mais marcante em Rotterdam, contudo, é que é uma cidade portuária. Aí podemos ver o que é só um pedacinho do porto.
Para vocês terem uma idéia, imaginem uma área de 100 quilômetros quadrados. Difícil? Okey, imaginem uma linha de 40 quilômetros. Agora imaginem que nesses 40 quilômetros que vocês vão andar sobre a água (a lá Jesus), e durante todo o trajeto, tem porto dos dois lados.
Impressionante, não? Tão impressionante quanto o famigerado e terrível Gigante de Rotterdam desta foto!
Nah, brincadeira, foi só um truque de perspectiva!
Mas enfim, Rotterdam é a maior cidade portuária da Europa! Um dia já foi a maior do mundo, mas os dias de glória já se foram, graças ao malditos asiáticos!
De qualquer maneira, é de certa forma reconfortante ver uma cidade mais moderna depois de tantas cidadezinhas históricas... ou não.
E aqui uma vista de um pedacinho do porto!
Mais uma foto do Cisne nadando sobre um mar de bolinhas! Pode ser uma daquelas piscinas de bolinhas que a gente mergulhava quando era criança, que tinham um cheiro vagamente estranho mas que era mascarado pelo cheiro de plástico e que a gente ficava muito feliz em mergulhar mas curiosamente culpado quando pisava em uma bolinha que a gente sentia que amassava com o pé e que não poderia ser desamassada por mãos humanas, mas talvez de um adulto.
E esta aqui é a ponte levadiça que uma vez foi a maior de Rotterdam mas hoje não mais. Ela se chama De Hef.
É bem bacana também, né? Aparentemente rola um contrapeso de concreto para levantar um pedaço da ponte para que os navios maiores passem por baixo.
E me despeço de vocês com a maior igreja russa de Rotterdam! Ou a maior mesquita iraniana! Ou a maior capela somaliana... Ah, não lembro mais o que esse prédio era, mas ele é bonito, então pronto!
Fiquem atentos para o próximo post da Grande Viagem na Holanda! Vamos conhecer a cidade miniatura de Madurodam! É o gran-finale da viagem (talvez seja dividido em duas partes), não percam!
Saudade!
ResponderExcluirAdorei as casas tortas! #quero!
ResponderExcluir:p
To doida pra ver as miniaturas, eu adoro miniaturas *___________*
bjaum!