segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A Grande Viagem na Holanda 2

Olá, pessoas! Hoje vamos continuar com a grande viagem na Holanda!

Hoje vamos conhecer a cidade de Delft!

Delf é uma cidadezinha na província da Holanda do Sul e fica a certa de 9km de Den Haag! É famosíssima pelas "Porcelanas azuis de Delft"! Então vamos começar por aí!

 O meu pai em uma da fábricas artesanais de porcelana de Delft! Mas ainda não são as azuis famosas!
 E aqui estão elas! Parecem com aquelas porcelanas chinesas azuis, não é? Pois é exatamente esse o intuito! As porcelanas chinesas eram muito populares antigamente, mas como eram importadas, também eram extremamente caras...
 Daí os holandeses decidiram tentar fazer sua própria porcelana! E acabaram inventando seu próprio método e, no final das contas, a porcelana de Delft ficou super famosa! Essa foto é do forno onde a porcelana é queimada.
 E aqui é o processo ilustrado de como a porcelana é feita! Notem que a tinta que fica azul na verdade é preta, e depois de reagir com o esmalte é que fica azul! Bacana né? Apesar de usarem transfers para colocar a imagem na peça, é tudo feito manualmente!
 E aqui meu pai na loja de porcelanas da fábrica. Se não me engano, o símbolo da loja é o pavão, daí o tanto de coisas enfeitadas com esse tema!
 A minha avó teria adorado essa loja!
 E aqui meu pai na frente da loja
E aqui, a loja! É uma casinha bonitinha como tantas outras por esses lados, não é?
E não podia deixar de mostrar os fantásticos patos que estavam passando o tempo no canal na frente da loja...
 E aqui estamos indo rumo ao centro de Delft! Apesar de ser pequenina, a cidade é bem importante culturalmente por dois aspectos.
 O primeiro é que aqui que aconteceu o assassinato de... adivinhem!
Rufem os tambores!
 WILLIAM, O SILENCIOSO, PRÍNCIPE DE ORANGE!
TAM-TAM-TAAAAAAAAM! (música de suspense)
 Quem segue o blog há mais tempo sabe do que eu estou falando! Quem não sabe, clique no link ali em cima! Hehehe! Mas o fato é que Delft foi a cidade onde ele foi assassinado por Balthasar Gérard, um nego que apoiava Felipe II (o rei da Espanha e da Holanda por tabela, o que iniciou a Guerra dos Oitenta Anos, já explicada neste post).
 Segundo o Bathasar, William o Silencioso, Príncipe de Orange (como é bom ter a oportunidade de repetir esse nome! Hehehe) era um herege pois renegava o rei decidido por deus e, com isso, insultava a religião católica.
 Daí ele atirou em William o Silencioso, Príncipe de Orange. E ele morreu.
 Dizem que suas últimas palavras foram

Mon Dieu, ayez pitié de mon âme; mon Dieu, ayez pitié de ce pauvre peuple.

(Meu Deus, tenha piedade da minha alma; meu deus, tenha piedade desse pobre povo)
 O que só prova que ele acreditava em Deus (?)
 Enfim! A outra coisa que faz a cidade de Delft famosa é que foi nessa cidade que viveu e trabalhou Vermeer! Sim, o moço da Moça com Brinco de Pérolas. Essa casa aí era o atelier dele (e hoje é uma escola de pintura)! Reconheceram a cidade pelo filme?
 Dêem mais uma olhadinha! E agora? E agora? Hein? Hein?
 Okey, eu também não reconheci, mas fiquei com vontade de assistir de novo pra ver se reconhecia. De qualquer jeito, a cidade é bem legal, né?
 E tinha esse coração azul gigante. Não, eu não sei o porquê dele estar aí. Também não sei quem fez. Tá bom, só olha a foto, tá?
 E aqui o lado da igreja da praça principal... Muito lindo isso tudo, quase dá pra ver um monge vestido naquelas túnicas que eles usavam na época medieval. Lindo!
Bom, e vamos ficando por aqui neste post. Espero que tenham gostado de conhecer a cidade de Delft, onde foi assassinado o maravilhoso, o espetacular, o silencioso, William o Silencioso, Príncipe de Orange!

Não percam o próximo post em breve, onde vamos passear pela cidade de Rotterdam (o maior porto da Europa!)

Beijocas e até a próxima!

2 comentários:

  1. "E tinha esse coração azul gigante. Não, eu não sei o porquê dele estar aí. Também não sei quem fez. Tá bom, só olha a foto, tá?"

    Já que você não sabe lanço minha teoria. É em homenagem a fada azul, que apoiou vários cavaleiros em suas lutas e virou protetora da cidade. :)

    Adorei o poste linda, sinto-me passeando aí com você. Beijos saudosos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, COM CERTEZA essa teoria é correta! Não sei como não percebi isso antes! Que tolinha eu! Hihihi! Adorei o comentário, demais demais! Queria que você estivesse aqui comigo! :D

    ResponderExcluir