quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A Grande Viagem na Holanda!

Bem vindos à Grande Viagem na Holanda!

Apertem os cintos e vamos conhecer as províncias de Holanda do Norte e Holanda do Sul! Como vocês sabem, o país chama-se Países Baixos, sendo que o termo "Holanda" refere-se somente a essas duas províncias que vamos passear... Que é onde estão as cidades principais, como Amsterdam, Rotterdam e Den Haag (e Leiden!).

Hoje vamos ver as paissagems agrárias! Que são raras por sinal! A Holanda é o país mais populoso da Europa! 484 pessoas por quilômetro quadrado! Ridículo, né?

Todas estas vistas são entre Amsterdam e Delft! Saímos de Amsterdam cedinho e fomos para Delft ver as famosas porcelanas azuis de lá... Mas fica para o próximo post! Hoje, natureza!

 Os Países Baixos têm este nome pois estão abaixo do nivel do mar (bom, pelo menos um quarto do território está)! E, claro, eles não nasceram assim, mas os holandeses bizarros estão sempre expandindo território através de construções de represas para afastar o mar!
 Povo meio castor... Enfim, neste passeio que eu fiz pelo interior, dá pra ver vários lugares onde a estrada é construída em cima de uma represa e de um lado tem a água quase no nível da estrada e do outro tem umas casinhas lá embaixo!
 Mas é para isso, senhoras e senhores, que existem os moinhos da Holanda! AHA! Aposto que muitos acharam que eram moinhos de trigo! Não se enganem! Os moinhos aqui foram construídos para bombear a água do solo para os canais, que por sua vez, correm para o mar!
 Mas daí, se ficarmos tirando água do solo pra sempre ele não vai, sabe, afundar?
Sim! Os Países Baixos estão cada vez mais baixos, o que torna o Aquecimento Global uma coisa preocupante por aqui! Afinal, se os oceanos subirem apenas alguns metros, milhares de quilômetros das terras dos tamancos e tulipas serão inundados.
 O que é outra coisa curiosa, aqui, as tulipas... Sabiam que os Países Baixos não exportam muitas tulipas? O que eles mais exportam em matéria de flores são as rosas! O que eles cultivam aqui é o bulbo da tulipa, ou seja, tipo uma semente já desenvolvida que dá pra plantar no solo e ela cresce e floresce mais facilmente.
 Mas de qualquer maneira, a época das tulipas é abril, então as plantações estão paradas e sem nada, nem valia a pena visitar...
 Outra coisa que tem demais por aqui é museu! O país, pequeno como é, tem quase 1000 museus! Mas bom para nós, turistas, não é? Coisa para ver é o que não falta!
 Em compensação, por ter gente saindo pelas beiradas e pouco espaço, o preço das casas aqui é absurdo. O mesmo vale para fazendas e quaisquer pedaços de terra. Para nós, brasileiros, é até estranho ver uma terra sem latifúndio!
 Apesar do tamanho pequeno do país, a Holanda exporta muitos produtos agrícolas, o que prova como cada centímetro do solo é bem aproveitado! Outra coisa engraçada é como pouquíssimas pessoas trabalham na indústria agrária - é quase tudo automatizado.
Um fato curioso é que os Holandeses tem a menor taxa de pessoas intolerantes à lactose do mundo. Daí a dieta daqui rica em queijos e leite - dois produtos que são bem mais gostosos aqui que no resto do mundo.
 Por sinal, os holandeses fazem queijo aqui desde o ano 400. Os queijos mais famosos são Gouda, Edam, Maasdam, Mimolette e - pasmem! - Leiden! (dica do dia: essa foto aí de cima é meu wallpaper atual. Aproveitem!)
Mas seja pelo queijo, pelos moinhos, pelos tamancos ou pelas flores, vale a pena tirar um tempinho para conhecer o interior do país. Afinal, o passeio vai ser pra lá de rápido e cheio de paisagens lindas, como estas das fotos.
Claro que ajuda se o dia estiver lindo com céu azul, o que pode depender da sorte. Por ser um país plano e baixo (e põe baixo nisso!), aqui o vento é bem intenso e o tempo muda num piscar de olhos! 

Espero que tenham gostado do passeio! Não percam, no próximo post, as porcelanas azuis do mal de Delft!

Importante: quando passeando na Holanda, não se esqueça de sempre conferir a previsão do tempo - pode salvar vidas! Hehehe!

2 comentários:

  1. Ai que tuuudo!! que lugar lindo Lulu!!

    ResponderExcluir
  2. Adoro essas imagens de pastos e moinhos ao fundo. É muito lindo!!! AI QUE INVEJAAAA!!!

    E eu aposto que destas 484 pessoas por quilometro quadrado, metade é chinês shuauhshuauhsuahshua CHINA WILL DOMINATE!!!

    PS.: tinha um tempo que eu nao passava aqui no seu blog, mas eu AMEI esse mapa da terra média ao fundo *_* (o banner eu ja tinha visto, mto legal tb ^^)

    ResponderExcluir