domingo, 9 de outubro de 2011

Jardim Botânico - A Guerra

Vamos continuar nossa visita pelo belo e terrível Hortus Botanicus de Leiden!

Aqueles que sobreviveram a perigosa jornada pela estufa das plantas carnívoras, preparem-se para explorar os jardins da frente!

E esta é a entrada do Jardim botânico assim que passamos pelas grades! O prédio faz parte do complexo da Universidade de Leiden, onde Albert Einstein deu aula!
E assim que passamos pelo portal acima, damos de cara com este busto do Clusius. Ok, tudo muito bem e muito bom, mas se eu me chamasse "Clusius" eu também pensaria duas vezes antes de mandar gravar esse nome em pedra! Não é a toa que o Clusius, ao posar para a construção deste busto, fez uma cara de "meh."
E atrás do Clusius, chegamos neste jardim. Não sabemos porque essas plantas ficam separadas das outras lá do fundo, mas esse lugar todo tem cara de "berçário" de plantas. Só que não! Achamos o berçário mais no fundo do jardim!
 E chegamos mais perto dessa construção do jardinzinho. Gostei muito desta foto! Á direita podemos ver esse prédio de vidro que é onde as terríveis e abomináveis plantas carnívoras espreitam a espera de uma nova vítima desavisada.
 E esta é uma das espécies de planta que estavam no jardinzinho pseudo-berçário. Achei bem bonita a senhorita aí de cima.
E aqui mais uma outra. Essa aí é durona, aposto que é cheia de cicatrizes de guerra. Se alguém parar tempo suficiente pra ela sentar ali na lareira, pegar uma xícara de chá e um cobertorzinho, dá pra ouvir essa planta contando como a juventude dela foi difícil durante a Primeira Guerra contra as plantas carnívoras. Tantos companheiros perdidos... O horror... o horror...
 E esta era a esposa da planta de cima... Quando o marido foi pra guerra e chegaram histórias de seu falecimento (que mais tarde provaram-se falsas), ela entrou em desespero e aderiu a um estilo de vida de vícios e libertinagens. Quando o marido voltou, encontrou-a com várias "vagenzinhas" que ele não reconhecia...
 Mais uma foto da construção do meio do jardim e do portãozinho vermelho que fica à esquerda da entrada.
 Em outro ângulo. Agora já sabemos que não se trata de um berçário de plantas, mas de uma casa de abrigo aos sobreviventes afetados pela guerra. Tantos que voltaram cheios de machucados, cicatrizes, membros amputados... E cicatrizes emocionais, as mais terríveis!
 E aqui, olhando pra trás, podemos ver a entrada or onde passamos pra chegar no jardinzinho-asilo.
Atravessando o jardinzinho-asilo, chegamos a essa ponte aí de cima de onde podemos ver o telhado de outra estufa. Seria mais um recanto de plantas de beleza enganadora e habilidades terríveis de carnificina? Seria mais um asilo para os afetador pela guerra? Ou seria algo diferente... Um lugar onde as plantas selvagens e não-civilizadas são confinadas de maneira a não danificar as demais? Não percam no próximo post!
Parados em cima da ponte da foto de cima e olhando para esquerda, achamos esse pássaro engraçado espionando o passeio. Nos próximos posts vamos ver muito mais dele. Seria um espião desfarçado? A guerra não acabou? Para qual dos lados ele trabalha?
E esta é a vista do outro lado do laguinho acima. Gostei muito desta foto.
Bem, prosseguindo pela ponte, chegamos a este lugar muito bacana onde estas esculturas de pedra se quedam como testemunhas silenciosas da guerra que assolou este lugar. Ou seriam como uma construção antiga de povos pré-civilização? Acho que nunca saberemos...
E olhando pra direita, temos esse agradável espaço para sentar, conversar, fazer um piquenique ou simplesmente aproveitar o solzinho e o tempo bom.
 E mais para frente chegamos nessa árvore espetacular que marca o fim deste post.

Não percam os próximos para saber mais sobre a terrível história de guerra entre as facções do Jardim Botânico! Descubram o que os aguarda dentro da próxima estufa! Tudo isso e muito mais!

Espero vê-los em breve!

Um comentário:

  1. Consegui consertar o motivo q eu nao conseguia postar no seu blogger... entao agora aguente!! shuahsuauhsahu

    adorei, achei tudo muito lindo!! Gostei da fotinha do passarinho espião, mas a foto mais maravilhosa é a da árvore. Espetacular MESMO. Como pode uma coisa tão linda dessas existir? É muuuuito linda!

    bjus!

    ResponderExcluir