sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Leidens Ontzet

Olá visitantes!

Como o resultado da votação do meu último post deu empate, infelizmente vou ter que escolher o assunto deste! Que peninha... Hehehe!

Logo, eu escolhi... O Leidens Ontzet (Relief of Leiden) ou Libertação de Leiden!

(Fãs do Jardim Botânico, não fiquem tristes! Ainda teremos mais posts sobre as maravilhas selvagens, belas e terríveis de lá! Aguardem!)

O festival acontece entre 30 de setembro e 3 de outubro! Já já conto sobre a história do festival! Vamos ver a festa!

 Começamos descendo a rua da nossa casa e atravessando o túnel que passa por baixo do metrô! Chegamos ao começo da festa! Muito bacana, cheia de barraquinhas! Quem acompanha meu Facebook já deu pra ter um gostinho da festa!
 O que mais tem na festa são essas barraquinhas de prêmios! E muitos bichos de pelúcia, como vocês podem ver! Também temos algodão doce e doces, e brinquedos tipo de parque! E comidas diversas! É muito lúdico e divertida a festa!
 Enquanto vemos as fotos da festa e do algodão doce aí de cima, vamos aprender um pouco sobre o que o festival comemora! Acontece que rolou uma guerra entre Holanda e Espanha chamada Guerra dos Oitenta Anos! Que durou... adivinhem! 80 anos! Povo pontual...
 O que rolou? Acontece que através de casamento, o rei da espanha acabou que herdou a Holanda... Dá pra imaginar como os holandeses ficaram felizes, né... E como ele era católico, ele estabeleceu a Santa Inquisição e obrigou todo mundo a seguir a religião dele.
 Mas tem mais! Os impostos cobrados pela coroa espanholas eram absurdos e como o império deles era tão vasto, eles simplesmente não conseguiam manter as coiasa funcionando em troca dos impostos.
 Daí, as pessoas começaram a se referir à Holanda como "De landen van herwaarts over" ou "Les pays de par deça" que significa "aquelas terras ali". Hehehe, coisa de criança né? Isso tudo porque eles estavam se rebelando contra os espanhois!
 Pausa na história para admirar a barraquinha de doces! Nham! Pirulitos, balas, gomas, chocolates, e tudo o mais que há de bom e açucarado no mundo! É amor!
 Em 1573, os espanhóis (daí a barraquinha de Los Churros), que tinham firmado base em Amsterdam (a única cidade que ainda apoiava a coroa) decidiram vir pra esses lados lutar nas cidades que tinham mais rebeldes.
 Acabou que rolaram dois sítios (sieges, gente, não fazendinhas!) em Leiden. O primeiro rolou em 1573 e quem se ferrou foi a espanha! Hehehe, os holandeses daqui estavam muito bem equipados de provisões e como o terreno é pantanoso, os espanhóis não conseguiam erguer fortificações.
 Daí, o líder da rebelião holandesa, o "William o Silencioso", Príncipe de Orange, mandou um contingente e deu uma SURRA nos espanhóis que voltaram pra Amsterdam com o rabo entre as pernas. A batalha ficou conhecida como Batalha de Mookerheyde. Mas acham que acabou aí? Não!
 Pausa para admirar a roda gigante! Tenho um grande amigo que ama rodas gigantes! Foto pra você, Susu!
Com o orgulho ferido, os espanhóis resolveram tentar de novo! Em Maio de 1674 (no ano seguinte), liderados pelo Duque de Alva, eles fizeram um segundo sítio em Leiden! Desta vez foram com um exercito gigante e a cidade entrou em desespero!
 A cidade pequenininha no meio daquele mar de espanhóis! Teria alguma chance de libertação? Apesar de tudo indicar que não, o William Silencioso, Príncipe de Orange (sim, vou repetir esse nome completo todas as vezes que tiver a oportunidade! É simplesmente genial! Hehehe) estava determinado a chutar bundas espanholas!
 O que ele fez? Mandou um pombo-correio pedindo pra cidade aguentar durante 3 meses. Sim, realmente tem esse pombo-correio na história de Leiden. Achei super romântico!
 E o que ele fez? Reuniu um exército maior?
 Pediu ajuda aos países aliados?
 Realizou uma série de ataques rápidos porém eficientes nos espanhóis fugindo antes que eles tivessem tempo de contra-atacar debilitando, dessa forma, o exército aos poucos?
A essa altura do campeonato, o pobre povo de Leiden já tinha mandado um pombo-correio de volta informando que os 3 meses já tinham passado, dois dos quais com comida e o último sem, e se não fosse muito inconveniente, que o William o Silencioso, Príncipe de Orange se apressasse pois eles estavam ligeiramente impacientes.
 E, então, William o Silencioso, Príncipe de Orange DERRUBOU AS REPRESAS E INUNDOU A CIDADE! Trazendo o exército da libertação de barco!
 Mas é claro, a água eventualmente se espalhou, foi absorvida pelo solo pantanoso, e o vento soprou o restante de volta para o mar. Os navios acabaram encalhando. O prefeito de Leiden, vendo a situação, fez um discurso inspirado pedindo aos homens que tivessem mais coragem e segurassem a cidade por mais tempo! E ofereceu seu braço como comida para ajudar o povo a sobreviver!
 Milhares morreram de fome.
Mas em outubro, os ventos que estavam contra os holandeses mudaram de direção e trouxeram água de volta a Leiden! Assim, o cerco de Leiden foi quebrado POR NAVIOS que trouxeram pão e arenque para o povo e expulsaram os espanhóis! (Por isso a comida tradicional deste festival é pão e arenque!)

(Ironicamente, um dia depois, a água derrubou o muro da cidade que era a principal defesa! Hehehe!)

Espero que tenham gostado deste pedacinho de história!

Fiquem ligados para o próximo post! Voltaremos ao Jardim Botânico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário