sábado, 22 de outubro de 2011

A pé em Amsterdam - a região dos museus!

Sejam bem-vindos ao passeio a pé por Amsterdam! Hoje iremos à região dos museus! Mas antes de mais nada, estou sentindo falta de colocar um mapa da cidade para vocês se orientarem!

Então aqui vai um grande mapa do centro de Amsterdam! Minha sugestão é que deixem aberto numa outra aba para que possam consultar quando precisarem! Vamos ao passeio?

 Localizem a Estação Central ai no mapa! Fica no meio no alto. Na miniatura aí em cima tá fácil de ver, é este prédio gigante horizontal com o telhado cinza! No mapa tá escrito "Centraal Station" em holandês! Bom, agora vamos descer a rua que sai do meio da estação, passando entre Haven e Front, que são essas "lagoas" onde o canal fica mais largo. Descendo essa rua que chama Damrak, podemos ver este prédio à esquerda!
 Se procurarem, dá pra ver no mapa também, ele chama Beurs! Acharam?
 Pois bem, vamos continuar seguindo essa mesma rua, estamos no último quarteirão antes da praça Dam!
 E chegamos à praça Dam! Este é um dos prédios de uma das esquinas da praça! Não sei se vocês se lembram, mas já vimos um pedação da praça nesse post! Hoje vamos ver o outro lado que ficou de fora daquela vez!
 E TA-DA! Este é o outro lado da praça! Esse monumento aí no meio é o Monumento Nacional, e dá pra ver ele no mapa logo do lado da praça Dam (Nationaal Monument)!
 Agora, dica legal para quem vier! Ao invés de continuar descendo pela rua Damrak (que a partir desse ponto passa a se chamar Rokin), vamos pegar a rua paralela à direita de quem desce (ou seja, à esquerda no mapa) chamada Kalverstraat! Acharam? É nessa rua que estão as lojas de Amsterdam! E já começa bem, com uma super megastore de cds e DVDs logo na esquina! Meu pai virou fã!
 Seguindo esta rua até o final, chegamos na Torre de Vigia que vimos no último post, estão lembrados? O capitão tinha até "amigos" lá dentro... Enfim! Dá pra ver no mapa, chama-se Munttoren (ou Torre de Menta! Engraçadinho, né?). Era a entrada antiga da cidade e, por isso, uma torre de vigia! À esquerda de onde eu estava quando tirei esta foto, está a famosa English Bookshop, uma loja de livros em inglês para quem não lê em Holandês (fiz comprinhas! Hehehe)!
 Bom, estamos em uma trifurcação, não é mesmo? Escolhi seguir pela rua do meio, essa chamada Reguliers Breestraat! Andando nela por um quarteirão chegamos à Rembrandts Plein, que é uma praça grandinha com uma escultura de um cavaleiro no meio, contudo, não lembrei de fotografar e segui em frente pela Thorbecke Plein, estão vendo no mapa? É uma rua fechada mas ampla, com cafés dos dois lados e mesas no meio, onde você pode sentar e passar o tempo! Continuando a rua, ela vira Reguliersgracht, acharam? Esta aí é a vista do canal Herengracht de quem está na rua Reguliersgracht! Mas seguindo em frente...
 Seguimos a Reguliersgracht até ela acabar e viramos à direita de quem está descendo (portando, à esquerda no mapa) na rua Lijnbaansgracht, que também é um canal! Acharam? Seguindo esta rua chegamos à uma praça redonda na qual tiramos essa foto aí de cima!
 Descemos pela rua que sai da praça e demos de cara com a fábrica da Heineken! Dá pra ver no mapa também, é um quadradinho mais escuro chamado Heineken Brouwerij!

 Agora viramos à direita de quem está descendo (à esquerdano mapa) e seguimos a Stadhouderskade (na beira do canal Singelgracht) até chegarmos no Rijksmuseum! Acharam? É este prédio grandão no mapa! Dá pra ser visto, um pedacinho, no fundo à esquerda dessa foto. Mas o prédio estava em reforma, então fiquei desanimada para fotografar...
 Aqui meu pai nesse gramado com o laguinho na frente do Museu! O museu é muito bacana, tem obras de arte do Rembrandt, do Degás, etc... E ainda, como se já não bastasse pra matar a gente do coração, têm várias peças históricas, como móveis, armas, roupas e etc, da época medieval!
 E aqui paramos para almoçar numa barraquinha de lanches que tinha do lado de fora, perto do gramado. Sério, melhor cachorro quente que eu já comi na vida! Deu água na boca só de lembrar!
 E aqui meu pai com o sanduíche quente de presunto com queijo que ele pediu! Também estava uma delícia, segundo ele! Comemos esse lache na volta do Museu Van Gogh, que fica aí do lado, e antes de ir no Rijksmuseum! O museu Van Gogh é muito bacana! Tem um montão de quadros de todas as fases do artista e ainda obras que o inspiraram (principalmente gravuras japonesas). Eu particularmente gostei até mais dele que do Rijks, embora a competição seja difícil!
 De volta ao letreiro para turista, desta vez, sabe-se lá como, meu pai tirou a foto! Hehehe.
 E aqui me despeço de vocês! Espero que tenham gostado do passeio! Me digam o que acharam da experiência do mapa! Funcionou ou ficou cansativo?

Beijos para todos que acompanham o blog, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário